Lidar com alguém que esteja sofrendo pode ser desafiador, é natural que se queira ajudar, mas tão importante quanto querer ajudar, é saber como agir de maneira efetiva.
O primeiro passo é olhar para si mesmo e observar: como você está? Está em condições emocionais de ouvir e acolher o outro, está com tempo para uma conversa? Antes de ofertar ajuda, observe se você está bem para ajudar.
Se você se sentir bem para ajudar, o segundo passo é observar a pessoa e se perguntar, de que forma eu posso ajudar? Pode ser útil perguntar para a pessoa: posso te ajudar de alguma maneira? Tem algo que eu possa fazer por você?
O terceiro passo é buscar ouvir com empatia e atenção, sem julgar, fazer muitas perguntas ou tentar dar respostas para os problemas e dor do outro.
O quarto passo é observar se é necessário que se tome alguma atitude, por exemplo, comunicar alguém próximo da pessoa, que ela precisa de ajuda, ou buscar ajuda prática, por exemplo marcando um atendimento para a pessoa. Lembre-se de respeitar a autonomia e poder de escolha do outro, não o trate como alguém incapaz e sim como alguém que precisa de suporte neste momento.
Por último, observe como você está após ofertar apoio e reforce para a pessoa, o quanto ela é importante para você e que poderá contar com você caso precise.
Ajudar alguém nem sempre é fácil, por vezes podemos nos sentir impotentes, sem saber como ajudar, entenda que em muitas situações de grande sofrimento, não teremos o que fazer além de ofertar apoio, carinho e compreensão.